Blog, Coimbra Life Up


        

    

Alimentação

Dietas da moda - entenda porque você deve ficar longe delas!

Daniel Coimbra | 22.05.2018

Atualmente, observa-se uma preocupação constante por parte da população em geral com o peso corporal e a incessante busca pelo corpo ideal imposto pela mídia, vêm incentivando as pessoas a adotarem práticas alimentares inadequadas que colocam em risco a saúde dos indivíduos que reproduzem esses comportamentos, diante disso o uso de suplementos, medicamentos e dietas da moda que prometem um emagrecimento de forma rápida vem despertando cada vez mais interesse do público em geral.

Dieta do HCG, Dieta do tipo sanguíneo, Dieta da Sopa, da Lua, dos Sucos, Dieta Alcalina, dentre outras, são bastante divulgadas na mídia, o grande problema da maioria dessas dietas da moda ditas como “milagrosas” é que estas são caracterizadas por uma severa restrição alimentar, que posteriormente levará ao surgimento de alterações fisiológicas e psicológicas graves. Fadiga, tontura, enfraquecimento de unhas e cabelos, desidratação, distúrbios intestinais, mudanças de humor são alguns sinais decorrentes do déficit nutricional proporcionado pelo uso de dietas restritivas. As alterações que ocorrem no perfil hormonal e no metabolismo de macro e micronutriente, podem levar ao surgimento de complicações mais graves, como por exemplo, a amenorreia em mulheres, quadro clínico comumente relatado.

É importante destacar que a rápida redução de peso observada durante a utilização dessas dietas, deve-se principalmente a perda de água corporal e massa muscular do que a perda de gordura. Outro aspecto a ser considerado é que essas dietas não promovem a reeducação alimentar, o que aumenta bastante o risco do indivíduo ganhar novamente todo o peso eliminado a curto prazo, essas oscilações entre períodos de restrição alimentar e episódios de compulsão alimentar (uma das principais consequências da restrição alimentar severa), são responsáveis pelo tão conhecido efeito “sanfona”.

Para evitar tudo isso é fundamental que você um procure ajuda de quem realmente entende do assunto, ou seja, um bom nutricionista irá traçar um plano alimentar individualizado, pensando nas suas reais necessidades e respeitando sua rotina alimentar, levando assim a adoção de um estilo de vida VERDADEIRAMENTE saudável e proporcionando resultados mais eficientes e duradouros.